Um Festival de Cinema dos Novos Tempos
O Festival de Cinema FILMAÊ vem se consolidando como espaço democrático e se soma a outras iniciativas com o mesmo perfil espalhadas pelo mundo, como na Austrália, Suíça, Portugal, Espanha, Irlanda, França, Nigeria e Estados Unidos.
A atualidade e pertinência do projeto mostra-se pela observação do interesse crescente das pessoas pela proposta.
Alto engajamento
O número de inscrições para a segunda edição do festival (realizada em 2020) surpreendeu até mesmo os mais otimistas enchendo de orgulho e motivação a equipe organizadora do Festival. Vindas de todas as regiões do planeta foram inscritas mais de 1.100 produções realizadas utilizando dispositivos móveis, como celular, tablet ou câmera de ação. O festival recebeu inscrições de 24 Estados da Federação e do Distrito Federal, num total de 330 filmes para mostra nacional competitiva (na primeira edição em 2108 tivemos 115 filmes inscritos). Do exterior, foram 805 inscrições, provenientes de 91 países, de todos os continentes. O relatório de mídia fornecido pela Assessoria de Comunicação Objeto Sim, sobre a 2ª edição do Festival Filmaê de 2020, somou um valor total resultante de mídia espontânea de R$ 369.733,00.
Hoje temos mais de 4 mil seguidores em nossas redes sociais. Ao incentivar a democratização da produção cinematográfica no Brasil, acreditamos estar travando a boa luta, que liberta e inclui.
Hoje a câmera de filmar e fotografar está no celular
Hoje os smartphones e tablets são utilizados como equipamentos de produção audiovisual acessíveis, adotados por cineastas amadores e profissionais. A criação e popularização desses aparelhos, que filmam com alta qualidade de imagem, inauguraram uma nova maneira de fazer cinema com potencial ilimitado.
As estatísticas revelam que, enquanto a venda de câmeras fotográficas digitais mais simples alcançava um total aproximado de 120 milhões de unidades vendidas em 2008, esse total caiu para cerca de 18 milhões em 2017.
Exemplo inverso temos na performance dos smartphones no mesmo período. Em 2008 foram comercializados no mundo cerca de 140 milhões de unidades. Em 2017 já eram 1.5 bilhões de aparelhos vendidos, de acordo com a Gartner. O número de usuários de smartphones no mundo deve ultrapassar a marca de 2,7 bilhões até o fim de 2019. Ressaltamos que todos esses dispositivos possuem câmeras fotográficas e filmadoras embutidas.
Em 2017, o Brasil atingiu um número de smartphones ativos maior que sua própria população, 220 milhões de aparelhos, superando o número de 210 milhões de habitantes (FGV, 2018).
Exposição do Festival Filmaê na mídia
Filmaê no Bom dia DF
Filmaê no Bom dia DF
Filmaê no BAND Cidade 2ª edição
Filmaê na Imprensa Mahon
Filmaê e os mais Jovens
O Filmaê aposta na formação de público, habilita seus participantes a escolherem seus filmes preferidos utilizando critérios técnicos e não apenas dentro da habitual categoria “Melhor Filme Escolha Popular”.
Incentiva e abre espaço aos participantes a refletirem sobre as categorias mais técnicas do cinema e a opinarem sobre elas.
O Festival premia os jovens cineastas na categoria Sub 17.
Porque associar-se ao Filmaê
O Festival Filmaê está na vanguarda do cinema contemporâneo.
O Filmaê tornou-se um movimento que utiliza o smartphone como ferramenta de criação e arte.
O evento incentiva novos hábitos, revela novos talentos e ajuda a popularizar a arte de contar histórias por meio de filmes produzidos com celular.
Entre em contato agora e associe-se ao Filmaê!
Related Posts
16 de março de 2023
Filmes Selecionados Festival Filmaê 2023
Conheça e assista aos filmes selecionados